domingo, 7 de dezembro de 2008

Teodoro elogia entrevista do ministro Fernando Haddad à revista Istoé O deputado Professor Teodoro (PSDB) elogiou, durante a sessão desta quarta-feir

O deputado Professor Teodoro (PSDB) elogiou, durante a sessão desta quarta-feira (03/12) da Assembléia Legislativa, a entrevista concedida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, à revista Istoé, nesta semana. “Fala da precária situação em que ainda se encontra a educação brasileira que acordou tarde para a agenda educacional”, disse. Na entrevista, Haddad afirma que o “professor não tem que fazer voto de pobreza”.

Professor Teodoro ressalta que o Brasil foi o último País a despertar para a necessidade de enfrentar a questão da educação, área que para ele é essencial para o desenvolvimento dos países industrializados. “Essas nações são desenvolvidas porque acreditaram na importância da educação e investiram e continuam investindo na educação. É o caminho certo para atingir o bem-estar social”, constatou. Segundo ele, o País acordou apenas em 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal Brasileira.

O parlamentar tucano afirmou que essa mudança de pensamento do Governo, em prol do investimento na educação, tem provocado mudança de mentalidade em muitos setores da sociedade brasileira. Teodoro disse que pôde perceber, há alguns anos, que o Governo Federal faz distinção entre os ministérios da área econômica e os da área social. “A educação ainda não é vista como prioridade, mas sua importância, aos poucos, vem sendo percebida”, observou.

Conforme destacou Teodoro, tomando como base a entrevista de Haddad à Istoé, se o Brasil cumprir todas as metas previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) pode alcançar em 2021 o patamar de países ricos, superando Itália e Israel.

Outra questão levantada pelo deputado Professor Teodoro em seu pronunciamento foi quanto à reforma universitária. De acordo com ele, dentre as mudanças previstas na reforma está a autonomia financeira para universidades federais e estaduais. “Os reitores ficam amarrados a um orçamento muito engessado’’, frisou Teodoro, que defende a mudança.

Em aparte, o deputado Artur Bruno (PT) teceu elogios ao ministro da Educação. “Penso que o ministro Haddad entrará para a História do Brasil como um dos melhores ministros da educação que nós já tivemos’’, acredita.
Fonte: Sítio da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

Nenhum comentário: