domingo, 7 de dezembro de 2008

Nelson responde a questionamentos da oposição e crítica dos professores

O deputado Nelson Martins (PT) explicou, na sessão plenária desta sexta-feira (05/12) da Assembléia Legislativa, que quando o governador Cid Gomes disse que a crise financeira mundial é boa para o Ceará, levou em conta que com a recente alta do dólar, vão aumentar o turismo e os financiamentos internacionais que o Governo receberá na moeda americana. O líder do Governo na Casa também esclareceu que a Petrobras vai pagar a dívida que tem com o Executivo em obras no Estado. Nelson respondeu ainda às acusações que professores fizeram ontem em manifestação contra o Governo.

O questionamento a respeito da declaração dada à imprensa pelo governador, em que Cid Gomes disse que a crise beneficia o Ceará, veio do deputado Heitor Férrer (PDT). O líder explicou que com a valorização do dólar os recursos que o governo vai receber do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Internacional de Reconstrução do Desenvolvimento (Bird), para implantar uma série de projetos, terão um acréscimo da ordem de 56%, com a atual cotação da moeda americana. O R$ 1,76 bilhão previsto passará a R$ 2,76 bilhões. Além disso, segundo ele, com a queda do real, haverá um crescimento do turismo nacional e internacional.

PROFESSORES

Para Nelson, os professores em greve do Estado que querem o cumprimento da Lei do Piso Nacional e classificaram de “algozes da categoria” os parlamentares por apoiarem a posição governamental, cometeram injustiça. Segundo ele, nunca os professores foram tão valorizados quanto no governo Cid. “Quem é algoz do professor não faria isso e não traria tantos benefícios”, disse ele. Como exemplo, ele citou a aposentadoria especial e aumento da gratificação para gestores, além dos concursos públicos para novas contratações.

Em aparte, o vice-líder do Governo, Roberto Cláudio (PHS), chamou a mobilização de “pouco democrática”. Para ele, houve falta de respeito com o Legislativo. Segundo o deputado do PHS, os sindicalistas adotam uma postura que ele não compreende. “Esse parlamento dá demonstração de solidariedade constante ao magistério”. Já o deputado Artur Bruno (PT) explicou que não considera o Governo, nem parlamentares, como “algoz dos professores”. “Houve grandes avanços na educação, mas creio que o governador cometeu um erro”, ponderou ele, referindo-se à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o a lei do piso do magistério, assinada por Cid.

Fonte: Sitio da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

Nenhum comentário: