domingo, 7 de dezembro de 2008

Adahil Barreto cobra informações sobre municipalização de creches

Na sessão da sexta-feira (05/12) da Assembléia Legislativa, o deputado Adahil Barreto (PR) cobrou informações sobre a transferência das creches do Governo do Estado para a Prefeitura de Fortaleza. Em razão de uma determinação federal, a partir de 2009, as creches deverão ser gerenciadas pelas prefeituras.

No entanto, segundo Adahil, funcionários da área da educação da Prefeitura já declararam que a transferência só acontecerá em março do próximo ano, sendo que o prazo para o convênio expira neste mês. O republicano acrescenta que a demora pode resultar na cessação das atividades das creches, “deixando crianças e suas respectivas famílias desassistidas de serviço de tamanha relevância social”.

O parlamentar informou que solicitou por meio de requerimento, no dia 06/11, que a Assembléia enviasse à Secretaria de Trabalho do Estado uma solicitação formal, para que a secretária Fátima Catunda informe pontos como: nome e quantidade das creches que serão transferidas, número de crianças assistidas e o valor conveniado por estado e município.

“Já estamos no mês de dezembro, e o requerimento foi apresentado no início do mês de novembro, e ainda não recebemos as informações para tomar as providencias cabíveis”, enfatizou.

Em aparte ao pronunciamento de Adahil, os deputados Fernando Hugo (PSDB), Artur Bruno (PT) e Ely Aguiar (PSDC) ressaltaram a relevância da questão.

De acordo com Fernando Hugo, “a problemática é maior do que está expondo”, já que, segundo ele, seis mil crianças podem ficar sem creche no próximo ano. O parlamentar disse ainda que não se deve “politizar” o debate, em razão da importância da questão. “O assunto é sério, e aqui não se pode discutir criança com política de baixa qualidade”, frisou.

Artur Bruno, por sua vez, informou que as secretárias de Educação do Estado e do Município, Izolda Cela e Ana Maria Fontenele, respectivamente, estão realizando reuniões para discutir a municipalização das creches.

Fonte: Sítio da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

Nenhum comentário: