segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Seduc aplica provas do Spaece para alunos do Ensino Médio

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) realizará a partir da próxima segunda-feira, dia 8, até o dia 12 de dezembro, a segunda fase da aplicação de provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Serão avaliados cerca de 300 mil alunos das três séries do Ensino Médio para identificar as competências e habilidades dos alunos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

O Spaece também inclui questionários voltados ao aluno para obter dados sobre o perfil socioeconomico e sua trajetória escolar; assim como ao professor e ao diretor, com a finalidade de traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais.

Entre os dias 24 e 28 de novembro, a Seduc realizou a primeira etapa de aplicação de provas do Spaece. Foram avaliados o nível de alfabetização e as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática de cerca de 400 mil alunos do 2º ano e do 5º e 9º anos do ensino fundamental.

Esse ano, o Spaece teve sua abrangência ampliada. A Seduc expandiu a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária, pois antes focava apenas a última deste nível de ensino (3º ano). Assim, passa a ter três focos: Avaliação da Alfabetização – SpaeceAlfa (2º ano), implementada em 2007; Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1º, 2º e 3º séries).

A avaliação será realizada em mais de 600 escolas estaduais e 6.656 escolas municipais, dos 184 municípios do Ceará. As informações coletadas permitem diagnosticar a qualidade da educação pública em todo estado.

A avaliação do sistema educacional no Ceará é uma estratégia fundamental para identificar os processos de aprendizagem na educação básica. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

Fonte: Sítio da SEDUC

Nenhum comentário: