segunda-feira, 24 de novembro de 2008

TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO EM UM VALOR SOCIAL


É o que disse o atual ministro da Educação, Fernando Haddad, doutor em Filosofia, o qual tem conseguido unir esforços e pessoas independente de partido político para executar a difícil missão de transformar a educação brasileira.

Haddad, autor ou co-autor das principais propostas educacionais do governo Lula, anunciou também o convênio com o Sistema S para a integração do ensino médio com os cursos profissionalizantes. Significa que os futuros operários vão freqüentar a escola e o Senai de forma integrada. “É uma oportunidade que o Lula não teve”, lembrou o ministro em entrevista. “Isso vai qualificar o trabalhador”.

O ministro Haddad concedeu uma entrevista ao O POVO, momento em que afirmou que é preciso transformar a educação em um valor social. “Num valor que a família mais humilde abrace como uma causa sua. Isso vai exigir intensa mobilização, transparência e divulgação dos resultados. Enfim, é um trabalho semelhante ao processo de construção do Estado Nacional”. E acrescenta ainda: “Assim como a democracia é um valor que é cultuado hoje, vamos fazer com que a educação seja um valor cultuado por todos os cidadãos.”

Particularmente entendo que se faz necessário uma pacto com todos os segmentos da sociedade tendo inclusive os que fazem a comunidade escolar como parceiros e não como operários da educação e os gestores das escolas como meros "Caifaz". é importante que se tire a idéia mercantilista da educação e se coloque como uma ação diferenciada atentos que temos que estar às especificidades pessoais "tratando o diferente de modo diferente" possibilitando a sua evolução respeitando e valorizando o seu tempo e a sua história.
Fonte: blog do "o povo"

Nenhum comentário: