terça-feira, 9 de junho de 2009

FIM DA GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ. SERÁ???

EDUCADOR SEMPRE OPINANDO
O QUE FAZER DAQUILO QUE FIZERAM DE NÓS? Esta é uma grande questão.

NOTA OFICIAL DA APEOC- Comunicado aos professores e servidores da rede estadual de ensino, na Educação Básica
http://www.apeoc.org.br/ultimas-noticias/greve-paralisacao/847-nota-oficial

A injustiça da decretação da ilegalidade da greve
http://www.apeoc.org.br/ultimas-noticias/greve-paralisacao/848-a-injustica-da-decretacao-da-ilegalidade-da-greve

Mandado de citação e intimação para cumprimento da liminar
http://www.apeoc.org.br/ultimas-noticias/greve-paralisacao/845-mandado-de-citacao-e-intimacao-para-cumprimento-da-liminar

APEOC contesta na justiça a decisão que julgou a ilegalidade da greve.
O Sindicato argüiu a incompetência absoluta do juiz de 1º grau

http://www.apeoc.org.br/ultimas-noticias/greve-paralisacao/849-apeoc-contesta-na-justica-a-decisao-que-julgou-a-ilegalidade-da-greve


No primeiro parágrafo do INFETO mandato o mau informado, ou mau intencionado, tomou uma medida a princípio simplória na essência do dever da magistratura em ofício.
"O periculum in mora diviso-o pelo simples fato de que não poderiam os alunos prejudicados com a greve aguardar a decisão meritória da Ação Principal, sem que houvesse dano irreparável ao ano letivo que ora cursam, já que as recuperações de aulas neste sentido, são na maioria das vezes feitas em processo de total açodamento."

O ILmo Sr Juiz da Segunda Vara da Fazenda Pública aposta na ignorância do povo ao impetrar o mandato contra os educadores. E a que preço?
A Constituição da República Federativa do Brasil logo em seu Preâmbulo (portanto não precisamos ler muito para chegar lá) nos reporta que
"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL."


Como podemos ter assegurado o exercício dos direitos sociais e individuais com a carga de trabalho que somos obrigados a nos submeter? Como nos é assegurada a igualdade com tamanhas diferenças de tratamento a que somos submetidos pelos poderes públicos? Que história é esta de "justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias" quando o magistrado que decide contra nós o sem o exercício faz sem o direito ao contraditório? (O prazo para que a entidade apresente uma defesa é uma enganação pois o movimento não terá mais como voltar ao ímpeto que praticava - na realidade é essa a intenção: não retomar e caso retome o fazer sem força.)
Liberdade? Como liberdade com uma magistratura a serviço dos poderoso, numa subserviência aos chefes de governos?

Vamos ler "Senhor Juiz". É manchete no mundo todo que o Brasil possui os piores índices educacionais medidos em quaisquer parâmetros pedagógicos que possa escolher. Não é segredo para ninguém que o Ceará tem a segunda pior educação do país. (Lhe traduzindo somos o pior dos piores). Fortaleza, apesar de 5a metrópole do país temos, incontestavelmente, péssimos resultados educacionais. Se dependermos da boa vontade dos governantes, e pelo visto também da magistratura, tudo deverá prosseguir como dantes.

Caso tenhas coragem, ó grande homem da 2a vara, visite nossas escolas e veja com seus próprios olhos,que a terra a de um dia comer, dizia o poeta, a penúria a que estamos submetidos, nós educadores, funcionários e alunos. Caso não saiba, grande magistrado, tiramos leite de pedra, não fora nossos esforços individuais e heróicos a coisa estaria bem mais complicada.

- O senhor sabia que nossos governantes se gabam de sobrar dinheiros nos cofres?
- O senhor sabia que o seu governador vai construir um palácio para peixes enquanto as escolas estão sucateadas?
- O senhor sabia que nossas escolas tem dia que não tem uma folha de papel para fazer um ofício solicitando recurso para comprar papel?
- O senhor sabia que quando chove temos que correr de nossas escolas porque chove mais dentro das salas do que fora?
- O senhor sabia que o governo manda suspender as aulas do ensino médio que são dadas com livros textos de padrão nacional e das escolas particulares para ministrarmos aulas por apostilhas cheias de erros de nível bastante elementar saciando a possibilidade dos que podem avançar nos estudos de fazê-lo?

É bem mais fácil decidir contra os humildes professores que por força da opressão terminarão, talvez, por cumprir seu mandato do que contra este governo que vive na ilegalidade descumprindo tudo o que é de decisão judicial, até mesmo as do supremo, leia-se aqui o caso do piso dos professores da UECE, tudo tramitado e julgado em todas as instâncias e a que tempo até pelo Supremo e até hoje não pagou. é o governo do ganha mais não leva.

Nós educadores não temos outra arma. A greve é nosso único instrumento de barganha diante da opressão governista.

PS: Açodamento: Conforme Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis(© 1998-2009 Editora Melhoramentos Ltda. © 2009 UOL) a.ço.da.men.to, sm (açodar+mento2) 1 Ação ou efeito de açodar. 2 Precipitação, pressa: "Esta péssima estréia do colosso proveio, principalmente, do açodamento com que o açulavam" (E. da Cunha). Trocando em miúdos isto é um insulto à nossa categoria. Como podemos calar diante de tamanha barbárie?

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns! Não podemos calar!