quinta-feira, 23 de abril de 2009

PROFESSORES EM GREVE

EDUCADOR SEMPRE NA LUTA


Hoje, quinta-feira, 23 de abril de 2009, completou dezessete dias o movimento grevista dos professores de Brasília que teve início no dia 13 de abril. Somente na tarde de hoje o Governo do Distrito Federal (GDF) por intermédio de seus representante, os secretários de Educação, José Valente e do Planejamento, Ricardo Penna, formalizou oficialmente sua proposta para a categoria numa reunião acontecida com a Comissão de Negociação de Greve do Sinpro, Sindicato dos Professores do Distrito Federal.

O GDF propôs um insignificante reajuste salarial de 5% retroativo a março do corrente ano. Foi colocado também que em julho próximo, o governo analisará o crescimento da Receita, caso este crescimento seja superior a 5%, essa diferença de percentual será paga aos professores a partir do próprio mês de julho. Caso contrário, o reajuste será mantido nos mesmos 5% implementados. Esta análise se da Receita repetirá em novembro deste ano com a mesma perspectiva que a já prometida para julho. Consolidou-se ainda a promessa do pagamento dos 15,31% reivindicados pela categoria dos professores de modo paulatinamente até março de 2010 com a possibilidade de ser pago até antes, na dependência da evolução da Receita do Distrito Federa. Ficando exteriorizado a vinculação permanente do aumento do índice de reajuste dos professores ao crescimento da receita.

O detalhe da proposta do pagamento dos 15,31% até março de 2010, é a possibilidade de haver uma dedução no salário dos professores. Segundo a proposta, naquele mês, seria pago o que faltasse para complementar os 15,31% reivindicados no momento, somado ao índice (ainda não tem definição) de reajuste do Fundo Constitucional do DF, a ser definido em julho de 2009 para 2010, menos a percentagem do que foi pago este ano, em 2009, com as promoções por merecimento.

Os professores do Distrito Federal já haviam realizados uma carreata de cinco quilômetros no Eixo Monumental, em Brasília (DF), que chamou muita atenção da sociedade para a reivindicação da categoria nesta quarta-feira, 22.


Fonte: Sítio do Sinpro-DF

Nenhum comentário: