quarta-feira, 1 de abril de 2009

Haddad apresenta novo modelo de ingresso ao ensino superior

EDUCADOR SEMPRE INFORMADO


Haddad apresenta novo modelo de ingresso ao ensino superior
Um novo modelo de ingresso às instituições de ensino superior foi apresentado nesta terça-feira, 31 de março de 2009, pelo ministro da educação, Fernando Haddad, em entrevista coletiva em Brasília. A proposta pretende substituir os atuais vestibulares por uma avaliação única, a partir da reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de estimular a capacidade crítica dos alunos e a conseqüente reorientação dos currículos do ensino médio.

Entre as vantagens do novo modelo apresentadas, segundo o ministro, estão a possibilidade de descentralizar os exames seletivos, democratizar o acesso a todas as universidades; aumentar a mobilidade estudantil; além de reorientar o currículo do ensino médio para que o aluno passe a compreender e analisar mais profundamente o conteúdo estudado.

Dados do Inep revelam que apenas 0,04% dos estudantes matriculados no primeiro ano do ensino superior vêm de regiões diferentes de onde estudam. “Em países desenvolvidos, esse número é bem mais expressivo”, afirmou Haddad. Nos Estados Unidos, chega a 20%.

A proposta também não inviabiliza que as instituições complementem o processo seletivo com provas específicas. “Isso é muito comum em cursos como arquitetura e medicina”, exemplificou Haddad.

As instituições de ensino superior privadas e estaduais também poderão aderir ao sistema.
fonte: Sítio do mec.

VEJA MAIS

Nenhum comentário: