Haddad apresenta novo modelo de ingresso ao ensino superior
Um novo modelo de ingresso às instituições de ensino superior foi apresentado nesta terça-feira, 31 de março de 2009, pelo ministro da educação, Fernando Haddad, em entrevista coletiva em Brasília. A proposta pretende substituir os atuais vestibulares por uma avaliação única, a partir da reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de estimular a capacidade crítica dos alunos e a conseqüente reorientação dos currículos do ensino médio.
Entre as vantagens do novo modelo apresentadas, segundo o ministro, estão a possibilidade de descentralizar os exames seletivos, democratizar o acesso a todas as universidades; aumentar a mobilidade estudantil; além de reorientar o currículo do ensino médio para que o aluno passe a compreender e analisar mais profundamente o conteúdo estudado.
Dados do Inep revelam que apenas 0,04% dos estudantes matriculados no primeiro ano do ensino superior vêm de regiões diferentes de onde estudam. “Em países desenvolvidos, esse número é bem mais expressivo”, afirmou Haddad. Nos Estados Unidos, chega a 20%.
A proposta também não inviabiliza que as instituições complementem o processo seletivo com provas específicas. “Isso é muito comum em cursos como arquitetura e medicina”, exemplificou Haddad.
As instituições de ensino superior privadas e estaduais também poderão aderir ao sistema.
fonte: Sítio do mec.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Haddad apresenta novo modelo de ingresso ao ensino superior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário