Sim é permitido. O Inep recomenda que a letra seja legível, mas não importa o tipo. Fique à vontade para escrever com letra de mão ou de forma.
A redação pode ter rasuras?
Sim, não há problema. A sugestão dos organizadores é que, em vez de um rabisco, o estudante risque uma vez e coloque a expressão errada entre parênteses. Não é necessário fazer um borrão na prova.
A folha de respostas das questões pode ter rasura?
Não. Mesmo que a rasura seja legível, o teste será anulado. Também serão anulados testes não assinalados ou que contenham mais de uma resposta marcada.
A redação pode ser anulada?
Sim. Caso seja feita a lápis ou contenha desenhos, assinaturas, traços que identifiquem o autor, a redação não será corrigida e receberá nota zero.
Qual será o tema da redação?
O MEC não divulga o assunto com antecedência. Segundo os organizadores, ele sempre pede uma reflexão sobre um tema político, social ou cultural.
Se eu fugir do tema a redação será anulada?
Sim. É necessário ficar atento à proposta solicitada e à coletânea de textos oferecidos.
O que é considerado na redação?
A redação avalia cinco competências:
1 – Demonstrar domínio da língua escrita.
2 – Compreender o tema e desenvolver um texto dissertativo argumentativo.
3 – Selecionar, organizar e relacionar informações e argumentos para defender seu ponto de vista.
4 – Demonstrar domínio da língua escrita para argumentar e defender sua idéia.
5 – Elaborar uma proposta de solução do problema do tema, respeitando os direitos humanos.
Qual o número mínimo de linhas na redação?
Dez. Textos com menos do que dez linhas são considerados inexistentes.
Vale a pena estudar a matéria do colégio antes do Enem?
Não. Às vésperas do exame o bom mesmo é aproveitar o tempo para ver as provas anteriores e para treinar a leitura. Jornais, revistas, internet são algumas das fontes de textos disponíveis.
Quantos pontos no Enem são necessários para o ProUni?
Para concorrer a uma vaga no ProUni, o estudante deve obter média mínima de 45 pontos no Enem. Isso significa que, se tirar 45 pontos (em 100 possíveis) na redação e 45 pontos (em 100 possíveis) nas questões, por exemplo, o candidato está apto a concorrer às bolsas em instituições de ensino superior particulares. Quanto maior a nota, mais chances o aluno tem de conquistar a vaga. Vale lembrar que o ProUni só aceita os resultados do Enem mais recente.
É possível fazer a prova em um local de exame diferente?
Não. O local de prova determinado pelo MEC é definitivo.
Qual o horário da prova?
O horário limite de ingresso no local de prova é às 12h55. Nenhum atrasado poderá entrar no prédio e, por isso, os organizadores recomendam a chegada com uma hora de antecedência. A avaliação começará às 13h (horário de Brasília) e terá duração de cinco horas – até às 18h.
O que levar no dia de prova?
- Carteira de identidade com foto (vale habilitação para dirigir, carteira de trabalho ou de conselho profissional, desde que tenham fotografia) – sem isso não será possível responder à avaliação.
- Comprovante de inscrição, que foi remetido pelos Correios. Caso o candidato não tenha recebido, é preciso levar o comprovante de entrega da ficha de inscrição.
- Folha de respostas do questionário socioeconômico fornecido pelo Ministério da Educação.
- Lápis preto, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia.
O que não levar no dia do exame?
Não é permitido o uso de livros, manuais ou anotações nem de calculadoras e agenda eletrônica ou de qualquer instrumento de comunicação, como telefone celular, pager, bip, walkman, mp3 player ou gravador.
Quando saem os resultados?
Os gabaritos oficiais saem no dia do exame. O resultado completo não tem data marcada pelo MEC. A previsão é de que as notas sejam enviadas via Correio na segunda quinzena de novembro.
Alguém pode ver a minha nota?
Não. O resultado é sigiloso e só poderá ser usado mediante autorização do candidato.
Fonte: Portal G1
Um comentário:
Muito oportuna esta postagem.
Espero que seja bastante vista para que contribua no êxito de nossos alunos.
Postar um comentário