sábado, 30 de agosto de 2008

Participantes devem seguir as orientações para o dia do exame


Com um total preliminar de 4.004.715 inscritos, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio — Enem 2008 será neste domingo, 31 de agosto, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de cinco horas.

Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 12h55 (horário de Brasília). Recomenda-se que o inscrito chegue ao seu local de prova com antecedência de, pelo menos, uma hora. Não será permitida a entrada do participante que se apresentar após o horário estipulado. Se isso ocorrer, o inscrito estará automaticamente eliminado do exame.

Identificação — Para realizar a prova, o participante deverá apresentar original ou cópia autenticada de documento de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação com fotografia).

Além disso, ele deverá ter em mãos o Cartão de Confirmação de Inscrição; a folha de respostas do Questionário Socioeconômico; e caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto número 2 e borracha. No caso de não-recebimento do Cartão de Confirmação de Inscrição, poderá ser apresentado o comprovante de inscrição. Participantes que não tiverem recebido o questionário deverão solicitar formulário ao fiscal da sala, levar para casa e enviar as respostas, pelos Correios, ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para tal, receberão envelope já endereçado e selado.

Necessidades especiais — Os participantes do Enem que declararam algum tipo de necessidade especial, no ato da inscrição, receberão tratamento diferenciado na aplicação da prova. Os inscritos com deficiência visual total realizarão prova em braille, prova ampliada ou, caso haja necessidade, será oferecido auxílio de um ledor. Também serão disponibilizados sala de fácil acesso, auxílio de um escriba para transcrição da parte objetiva da prova e da redação e auxílio de pessoa com domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), conforme necessidade declarada. Além disso, participantes com necessidades educacionais especiais terão à sua disposição tempo adicional de uma hora.

Segurança — Por motivo de segurança, não será permitido aos participantes se ausentarem da sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame. Após quatro horas do início do exame, os participantes poderão deixar a sala de provas levando o Caderno de Questões.

Durante a realização da prova, não será aceita qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens.

A prova — O Enem é composto por 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. O estudante deve escrever um texto dissertativo-argumentativo. Os conhecimentos adquiridos durante a educação básica são apreciados de forma a avaliar as competências e habilidades do aluno.

Resultados — Os boletins com os resultados serão enviados às residências dos participantes a partir da segunda quinzena de novembro e estarão disponíveis também na internet.

Assessoria de Imprensa do Inep


Fonte: Portal Mec

Nenhum comentário: