sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Alunos cearense se destacam em feiras no Brasil e no exterior

Destacamos os alunos do Liceu Vila Velha onde ajumaos muito a plantar esta semente pelo modelo de semana cultural que lá emplantamos bem como dos fóruns, seminários e damos um especial destaque ao modeço do uso do laboratório de de Física, Química e Matemática.

Exemplos que com certeza devem ser seguidos. Não tínhamos recursos extras mas sim, idéias novas emuito esforço e compromisso de alguns poucos comprometidos.

Estudantes do Liceu de Maracanaú saíram vitoriosos durante a Feira Explora, realizada em Medellín, na Colômbia, nos dias 1º a 3 deste mês. Os alunos foram credenciados para participar do encontro em março deste ano, durante a 7ª Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia (Febrace), quando receberam o prêmio Mercosul.


Wanderson Magalhães e Lucas Soares apresentaram o projeto “Aplicação de novos meios tecnológicos – Criação de robôs de baixo custo para o desenvolvimento da robótica educacional nas escolas públicas”. Com esta iniciativa, os idealizados receberam o prêmio internacional “Innovador a la Aplicación Tenológica y la Educación”, na Colômbia.

5ª Fenecit
No mês de setembro, alunos de cinco escolas cearenses foram premiados durante a 5ª Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, realizada em Camaragibe, Pernambuco. Os alunos são das escolas de Ensino Fundamental e Médio João Barbosa Lima, em Itaiçaba, Gustavo Barroso, de Jaguaribe, Joaquim Valdevino de Brito, no Crato e os Liceus de Maracanaú e Vila Velha, em Fortaleza.


A Escola João Barbosa Lima tirou o primeiro lugar na área de Ciências Humanas, com o projeto Clube da Matemática, sendo credenciada para a 10ª Exposição Christus de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em 2010. A EEFM Gustavo Barroso ficou em primeiro lugar na categoria Ciências Sociais, com o projeto “Um olhar sobre o legislativo de Jaguaribe”. O projeto vai ser apresentado, no próximo ano, na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia(Febrace), em São Paulo.


O projeto de leitura da Escola de Ensino Médio Joaquim Valdevino de Brito conquistou o 3º lugar na Fenecit com o trabalho “A leitura e a escrita como fatores significativos no processo de ensino/aprendizagem”. Na categoria Ciências Exatas, o Liceu Vila Velha ficou em 3º lugar na feira. Com “Experimentos de Física com materiais reciclados e de baixo custo”, os estudantes foram classificados para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) prevista para acontecer no final do mês de outubro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

O Liceu de Maracanaú garantiu o 2º lugar com três projetos: “Mecanismo de desenvolvimento limpo de etanol e biodiesel utilizando algas verdes a partir de uma metodologia para macro redução, educação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, “Fitorremediação no aterro sanitário de Maracanaú” e “A utilização do biocontrolador orgânico como Auxílio à Redução dos Índices do Aedes aegypti em Comunidades de Baixa Renda”. Os dois primeiros concorreram na categoria Biologia/Meio Ambiente, enquanto o terceiro na área de Biologia/Saúde. O desempenho garantiu aos alunos o credenciamento para a próxima Mostratec.
Fonte: http://portal.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=885:alunos-cearense-se-destacam-em-feiras-no-brasil-e-no-exterior&catid=14:lista-de-noticias&Itemid=76


--
Atenciosamente,

Prof. José Ademir Damasceno Júnior
Mestrando em Ciências da Educação
Coordenador Escolar do CERE - Centro Educacional de Referência do Ensino Fundamental e Médio Professora Maria José Santos Ferreira Gomes
celular: (85)88348783 / fone/fax: (85)31017634
e-mail:ceremjose@escola.ce.gov.br
blog: http://profademirjr.blogspot.com

Nenhum comentário: