segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

II SIMPÓSIO AMAZÔNIA - A COISA É SÉRIA

EDUCADOR SEMPRE MOSTRANDO

O DESAFIO DO MODELO SUSTENTÁVEL DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA SENDO LEVADO A SÉRIO.
A CÂMARA FEDERAL DA UM GRANDE PASSO NA DIREÇÃO DO QUE DEVE SER FEITO.
A GRANDE QUESTÃO É A CORRELAÇÃO DE FORÇAS NO JOGO DE INTERESSES.
PEEEEEEENNNNNNNSE NUMA QUEDA DE BRAAAAAAAAAAAAÇO ...



O simpósio apresentou um panorama do cenário de modelos de desenvolvimento implantados historicamente na Amazônia até os atuais planos de desenvolvimento. Fez uma apresentação da proposta metodológica de trabalho e os grandes desafios dos modelos das cinco Mesas Temáticas (Transportes; Produção; Ciência e Tecnologia; Saúde e Gestão Ambiental) e da proposta de encaminhamento do documento final com resultados dos debates.

Discutiu o planejamento e a gestão da malha de transportes na Amazônia, especialmente o modal hidroviário. Abordou aspectos socioeconômicos e ambientais relacionados à construção naval, navegação fluvial, segurança e conforto do transporte fluvial na região. Debateu aspectos relativos a modelos adequados de embarcações e políticas de educação, qualificação e financiamento da frota e pessoal. Alternativas do modal aéreo para suprir o modal fluvial em época de baixa dos rios (seca).

Abordou ainda aspectos padrões de financiamento em pesquisas, ciência e tecnologia para a Amazônia. Tratou das desigualdades regionais (Sul – Norte) e intra-regionais (Universidades Federais de Pequeno Porte) na distribuição dos recursos para pesquisa científica, tecnológica e educação superior no Brasil e na Amazônia. Discutiu modelos de financiamento de pesquisas aplicadas voltadas às diretrizes do PAS e à sustentabilidade ambiental (biotecnologia, fármacos etc).

Muitas novidades. Temos mais é que acessar.



FONTE:www.simposiodaamazonia.com.br

VEJA VÍDEOS CLICANDO AQUI

Nenhum comentário: