terça-feira, 12 de junho de 2012

INVESTIGAÇÃO DO MP LEVA AO AFASTAMENTO DE TEODORICO MENEZES

Muito embora duvidasse muito, aconteceu.


As investigações feitas pela Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) culminaram no afastamento do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) Teodorico Menezes por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última quarta-feira, dia 6. Além disso, o conselheiro está proibido de entrar no prédio do TCE e de utilizar veículos oficiais. O STJ também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dele e de mais 10 pessoas supostamente envolvidas no chamado “escândalo dos banheiros”, entre eles o deputado estadual Téo Menezes, filho de Teodorico.


O procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, havia encaminhado as investigações do MP-CE para o Ministério Público Federal (MPF), com o objetivo de que este oficiasse junto ao STJ. De acordo com o assessor jurídico da PGJ, o promotor de Justiça Marcus Renan, que acompanhou o caso, os dados fiscais e bancários que foram objeto da quebra do sigilo serão analisados pela ministra Nancy Andrighi, que preside o inquérito. A partir de agora, as investigações ocorrem no âmbito do STJ, que posteriormente deve interrogar os envolvidos.

Teodorico Menezes já estava afastado desde 2011 e tentou voltar ao cargo no mês passado, mas foi barrado pelo TCE. Agora o afastamento foi uma decisão do Poder Judiciário. As investigações da Procap sinalizaram que ele havia desviado dinheiro de convênios relacionados a kits sanitários para cidades do interior por intermédio de algumas associações dirigidas por familiares dele. O caso foi descoberto há quase um ano.

Téo Menezes também teria sido beneficiado com o esquema. Com base no inquérito feito por promotores de Justiça do MP-CE, a Procuradoria Geral da República pediu ainda o afastamento do parlamentar, mas o STJ decidiu que a situação dele ficaria a cargo do Tribunal de Justiça do Ceará (TC-CE).

Fonte: Site do Ministério Público
Fonte de imagem: a foto é do fotógrafo Dário Gabriel/site do Ministério Público Estadual

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente caro Carlos Alberto estes pilantras (pai e filho) são meus conterrâneos. Para o seu conhecimento quando o pai do Teodorico(pilantrão) era prefeito em Pacajus o lixo era colhido em carroças fornecidas pelo próprio prefeito que tb tinha o nome de Teodorico mas conhecido como Menezinho e em dada prestação de contas uma burra que puxava a carroça ele prestou contas de que o animal comia 60 sacas de milho por mês, totolizando 720 sacas de milho por ano. Mas que burrinha pra comer milho! Parece ou não com a falcatrua dos banheiros?