sábado, 7 de junho de 2008

A QUÍMICA, UM CONCEITO CRÍTICO.

A Química soa nos ouvidos de algumas pessoas, como a principal responsável pela poluição em âmbito global.

Mas, na verdade, a Química não representa e não é responsável por nada disso. O verdadeiro culpado e responsável por tudo isso é o homem, que faz de forma grotesca um mau uso desses produtos. Assim, por exemplo, o petróleo é útil na produção de gasolina, diesel, mas se torna nocivo quando derramado nos mares, devido aos acidentes marítimos. Então, podemos concluir que o problema não está no uso, e sim no abuso da utilização dos produtos químicos. Enfim, a culpa não é da Química, mas da ignorância, da incompetência ou da ganância das pessoas que a utilizam.

Por fim, o conhecimento da Química não consiste nas críticas a que lhe é atribuída e sim nos benefícios que ele nos trás, para tomarmos um espírito de conscientização e aprendermos que reciclar não é apenas um benefício para alguns e sim para todos que habitam e querem um planeta saudável e limpo onde existirá vida saudável não só para a terra mais também para seus habitantes.

Texto desenvolvido pelo aluno Marcos Antônio Dantas do 1º ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio D. Creusa do Carmo Rocha como parte das atividades desenvolvidas como tarefa de sala da lição 1 de Química do PROJETO PRIMEIRO, APRENDER no dia 05 de junho de 2008.

Nenhum comentário: