Recebido p/email:
Pesquisa Educacional – RJ
Na última quinta-feira de maio, 31/05/2012, participei de uma reunião com vários professores do Estado, coordenadores, diretores e alunos de 9º ano, da Regional Metro V, Baixada Fluminense. O evento aconteceu à tarde, no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias.
Entre os temas abordados pelos professores representantes da SEEDUC – Secretaria de Estado de Educação, um tema chamou minha atenção. Os dados de uma pesquisa apresentados pela professora palestrante.
Disse ela: “92% de nossos alunos gostam de ir à Escola, entretanto, mais de 60% destes mesmos alunos não gostam de estudar”.
O dado é significativo. Conversando com outros professores, deduzimos, através de diálogos com os estudantes que, os alunos vão à escola pelos mais diversos motivos: para ter o cartão bolsa família, pois se faltarem perdem o benefício. Pela merenda, para conversar, para brincarem, se ficarem em casa os pais e/ou responsáveis obrigam na limpeza da casa: varrer, lavar pratos, cuidar dos irmãos mais novos, tarefas do lar em geral.
Talvez a grande imprensa desconheça estes dados. Diante de um quadro destes, os professores não podem fazer milagres.
Outros colegas me disseram, pelo que observam, talvez o número de alunos que não gostam de estudar seja bem superior aos revelados 60%. E aqui os motivos são muitos, porque não gostam de estudar.
Colocar a culpa nos professores, convenhamos, não é atitude correta.
Fonte: http://www.tribunadaimprensa.com.br/ Antonio Rocha,14/06/2012/ at 16: