sábado, 30 de agosto de 2008

Participantes devem seguir as orientações para o dia do exame


Com um total preliminar de 4.004.715 inscritos, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio — Enem 2008 será neste domingo, 31 de agosto, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de cinco horas.

Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 12h55 (horário de Brasília). Recomenda-se que o inscrito chegue ao seu local de prova com antecedência de, pelo menos, uma hora. Não será permitida a entrada do participante que se apresentar após o horário estipulado. Se isso ocorrer, o inscrito estará automaticamente eliminado do exame.

Identificação — Para realizar a prova, o participante deverá apresentar original ou cópia autenticada de documento de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação com fotografia).

Além disso, ele deverá ter em mãos o Cartão de Confirmação de Inscrição; a folha de respostas do Questionário Socioeconômico; e caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto número 2 e borracha. No caso de não-recebimento do Cartão de Confirmação de Inscrição, poderá ser apresentado o comprovante de inscrição. Participantes que não tiverem recebido o questionário deverão solicitar formulário ao fiscal da sala, levar para casa e enviar as respostas, pelos Correios, ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para tal, receberão envelope já endereçado e selado.

Necessidades especiais — Os participantes do Enem que declararam algum tipo de necessidade especial, no ato da inscrição, receberão tratamento diferenciado na aplicação da prova. Os inscritos com deficiência visual total realizarão prova em braille, prova ampliada ou, caso haja necessidade, será oferecido auxílio de um ledor. Também serão disponibilizados sala de fácil acesso, auxílio de um escriba para transcrição da parte objetiva da prova e da redação e auxílio de pessoa com domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), conforme necessidade declarada. Além disso, participantes com necessidades educacionais especiais terão à sua disposição tempo adicional de uma hora.

Segurança — Por motivo de segurança, não será permitido aos participantes se ausentarem da sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame. Após quatro horas do início do exame, os participantes poderão deixar a sala de provas levando o Caderno de Questões.

Durante a realização da prova, não será aceita qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens.

A prova — O Enem é composto por 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. O estudante deve escrever um texto dissertativo-argumentativo. Os conhecimentos adquiridos durante a educação básica são apreciados de forma a avaliar as competências e habilidades do aluno.

Resultados — Os boletins com os resultados serão enviados às residências dos participantes a partir da segunda quinzena de novembro e estarão disponíveis também na internet.

Assessoria de Imprensa do Inep


Fonte: Portal Mec

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Tire algumas de suas duvidas em relação ao Enem que acontecerá domingo..!

É permitido fazer a redação com letra de forma?
Sim é permitido. O Inep recomenda que a letra seja legível, mas não importa o tipo. Fique à vontade para escrever com letra de mão ou de forma.

A redação pode ter rasuras?
Sim, não há problema. A sugestão dos organizadores é que, em vez de um rabisco, o estudante risque uma vez e coloque a expressão errada entre parênteses. Não é necessário fazer um borrão na prova.

A folha de respostas das questões pode ter rasura?
Não. Mesmo que a rasura seja legível, o teste será anulado. Também serão anulados testes não assinalados ou que contenham mais de uma resposta marcada.

A redação pode ser anulada?
Sim. Caso seja feita a lápis ou contenha desenhos, assinaturas, traços que identifiquem o autor, a redação não será corrigida e receberá nota zero.


Qual será o tema da redação?
O MEC não divulga o assunto com antecedência. Segundo os organizadores, ele sempre pede uma reflexão sobre um tema político, social ou cultural.

Se eu fugir do tema a redação será anulada?

Sim. É necessário ficar atento à proposta solicitada e à coletânea de textos oferecidos.


O que é considerado na redação?
A redação avalia cinco competências:
1 – Demonstrar domínio da língua escrita.
2 – Compreender o tema e desenvolver um texto dissertativo argumentativo.
3 – Selecionar, organizar e relacionar informações e argumentos para defender seu ponto de vista.
4 – Demonstrar domínio da língua escrita para argumentar e defender sua idéia.
5 – Elaborar uma proposta de solução do problema do tema, respeitando os direitos humanos.

Qual o número mínimo de linhas na redação?
Dez. Textos com menos do que dez linhas são considerados inexistentes.


Vale a pena estudar a matéria do colégio antes do Enem?
Não. Às vésperas do exame o bom mesmo é aproveitar o tempo para ver as provas anteriores e para treinar a leitura. Jornais, revistas, internet são algumas das fontes de textos disponíveis.

Quantos pontos no Enem são necessários para o ProUni?
Para concorrer a uma vaga no ProUni, o estudante deve obter média mínima de 45 pontos no Enem. Isso significa que, se tirar 45 pontos (em 100 possíveis) na redação e 45 pontos (em 100 possíveis) nas questões, por exemplo, o candidato está apto a concorrer às bolsas em instituições de ensino superior particulares. Quanto maior a nota, mais chances o aluno tem de conquistar a vaga. Vale lembrar que o ProUni só aceita os resultados do Enem mais recente.

É possível fazer a prova em um local de exame diferente?
Não. O local de prova determinado pelo MEC é definitivo.

Qual o horário da prova?
O horário limite de ingresso no local de prova é às 12h55. Nenhum atrasado poderá entrar no prédio e, por isso, os organizadores recomendam a chegada com uma hora de antecedência. A avaliação começará às 13h (horário de Brasília) e terá duração de cinco horas – até às 18h.

O que levar no dia de prova?
- Carteira de identidade com foto (vale habilitação para dirigir, carteira de trabalho ou de conselho profissional, desde que tenham fotografia) – sem isso não será possível responder à avaliação.
- Comprovante de inscrição, que foi remetido pelos Correios. Caso o candidato não tenha recebido, é preciso levar o comprovante de entrega da ficha de inscrição.
- Folha de respostas do questionário socioeconômico fornecido pelo Ministério da Educação.
- Lápis preto, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia.

O que não levar no dia do exame?
Não é permitido o uso de livros, manuais ou anotações nem de calculadoras e agenda eletrônica ou de qualquer instrumento de comunicação, como telefone celular, pager, bip, walkman, mp3 player ou gravador.

Quando saem os resultados?
Os gabaritos oficiais saem no dia do exame. O resultado completo não tem data marcada pelo MEC. A previsão é de que as notas sejam enviadas via Correio na segunda quinzena de novembro.

Alguém pode ver a minha nota?
Não. O resultado é sigiloso e só poderá ser usado mediante autorização do candidato.

Fonte: Portal G1

Enem é domingo..!!

Só para lembrar o Enem ( Exame Nacional de Ensino Médio ) Acontecerá agora neste domingo dia 31 de agosto. Se você não recebeu a sua carta com o comprovante de inscrição e o local da prova consulte o local no site ou ligue: 0800 616161.



Confira o seu local de prova clicando aqui.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

"Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes."


Carlos Drummond de Andrade

77 cursos superiores estão na mira do MEC

49 são de pedagogia, 11 de normal superior e 17 de medicina.

Cursos podem ter corte de vagas e ter de apresentar melhorias.

Na mira do Ministério da Educação (MEC) estão 77 cursos superiores com desempenho abaixo do satisfatório: 49 de pedagogia, 11 de normal superior e 17 de medicina. Todos ficaram com as piores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede quanto o aluno aprendeu durante a faculdade.

Segundo o MEC, algumas faculdades de pedagogia já tiveram as atividades suspensas. Nos cursos de medicina, o diagnóstico preliminar indica que haverá punições.

“Pode haver corte de vagas, melhoria da formação do corpo docente, pessoal mais titulado, com melhor titulação, necessidade de rever, quando for o caso, os convênios estabelecidos com os hospitais”, afirma Ronaldo Mota, Secretário de Educação Superior do MEC.

Para a presidente da Associação Universitária de Pedagogia do Brasil, Wania Maria Madeira da Fonseca, o mau desempenho está relacionado à multiplicação das graduações. “Temos de abrir as portas da universidade, mas nós temos que fazer um nivelamento quando aluno entra. E temos de cuidar para que o aluno aprenda os pré-requisitos mínimos para a sua profissionalização”, afirma.

O número de cursos de medicina mais do que dobrou na última década. O país já é o segundo no mundo com o maior número de graduações: 173.

Em São Paulo, um outro exame, o do Conselho Regional de Medicina (CRM) , comprovou a piora na qualidade do ensino. O índice de reprovados, que era de 31% dos formandos em 2005, subiu para 56% no ano passado.

O conselho diz que há uma relação direta entre as denúncias de maus profissionais e as escolas menos qualificadas. O diretor do CRM, Bráulio Luna, defende um exame obrigatório aplicado por uma instituição independente como requisito para exercer a profissão. “Só assim a sociedade estará segura de que os médicos que estão atendendo têm uma boa formação ou têm potencial de desenvolver um bom atendimento.”

Fonte: Portal G1

Estados recebem R$ 317,4 milhões como complementação do Fundeb

Recursos de R$ 317,4 milhões foram liberados para nove estados como complementação do Fundo da Educação Básica (Fundeb). Também foram transferidos R$ 67,4 milhões, referentes ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), destinados a secretarias estaduais de educação.

Os recursos do Fundeb correspondem à complementação da União, relativa à parcela de agosto, aos estados que não arrecadaram o suficiente para garantir o valor anual mínimo por aluno, estabelecido na legislação do fundo. Foram contemplados Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Até dezembro, os nove estados receberão os valores constantes do cronograma de repasse, conforme a Portaria Interministerial nº 1.027, de 19 de agosto deste ano.

Quanto ao PDDE, foram transferidos, em 18 de agosto, R$ 26,9 milhões; no dia 22, R$ 38,5 milhões e, no dia 26, R$ 1,9 milhão. A maior parte dos recursos foi destinada às secretarias estaduais.

Lucy Cardoso

Fonte: Portal Mec

sábado, 16 de agosto de 2008

O BRASIL NO QUADRO DE MEDALHAS OLÍMPICAS.

O Brasil atualmente ocupa a 23ª posição com 5(cinco) medalhas no total sendo: 1(uma) medalha de ouro 4(quatro de brnze).
Caso o Brasil ganhe 1(uma) outra medalha de ouro passará a ocupar a 14ª posição ficando na frente da Geórgia que tem apenas 3(três) medalhas no total sendo que elas são 2(duas) de ouro e 1(uma) de bronze e atrás da República Checa que ocupa a 13ª posição com um total de 4(quatro) medalhas nas quais 2(duas) são de ouro e as outras 2(duas) sãos de prata não tendo nenhuma de bronze.

Percebe-se que na hipótese do Brasil ganhar uma medalha de prata passará para a 19ª posição à frente da Coréia do Norte que possui 1(uma) medalha de ouro e 1(uma) medalha de prata e 3(três) de bronze totalizando 5(cinco) medalhas e atrás de Azerbaijão(18°) que possui 1(uma) medalha de ouro e 2(duas) medalhas de prata e 1(uma) de bronze totalizando 4(quatro) medalhas.
Na análise deste quadro de medalhas está configurado que ganhar medalhas de brnze não melhora em nada a posição do Brasil uma vez que imediatamente a sua frente encontran-se empatados em 21º lugar a Mongólia e a Polônia com um total de apenas 2(duas) medalhas sendo 1(uma) de ouro e a outra de prata. Na realidade serviria para garantir sua possição que está ameaçada pela Suíça(24°) que possui 1(uma) medalha de ouro e 3(três) de bronze totalizando 4(quatro) e em seguida temos a Espanha(25°) 1(uma) medalha de ouro e outra de bronze num total de 2(duas) medahas.
Faço um destaque para comentar que a Cuba está na 15ª posição 1(uma) medalha de ouro, 3(três) de prata e 4(quatro) de bronze totalizando 8(oito) medalhas até o presente monmento.
A nossa grande rival Argentina encontra-se na (49°) posição com uma única medalha e desta feita de bronze atrás de Colômbia e Equador que possuem 1(uma) medalha de ouro cada.

sábado, 9 de agosto de 2008

SHOW VERMELHO EM PEQUIM

Grande festa mundial.

Estão inaugurados os Jogos Olímpicos de Pequim 2008

"Serão os Jogos verdes, da alta tecnologia, do povo. Nós conseguimos preencher este compromisso feito com a comunidade internacional. Graças a isso, o espírito olímpico chegou a uma nova dimensão na China", é o que afirmou o presidente do Comitê Organizador, Liu Qi.
A China nos deu uma lição (para não dizer um tapa na cara) quando colocou como ponto central de sua fabulosa contextualização histórica (destacando os momentos positivos relevantes) uma aula com professora e mochilas. Para quem não percebeu (pq a mídia televisiva não comentou e não comentará jamais) a China revelou para o mundo a importância da opção pela educação como estratégia de desenvolvimento e redenção.
A eleição é um jogo de criação burguesa com regras para burguês ganhar. O êxito de representantes do proletariado é uma utopia principalmente devido, como todo e qualquer jogo, viciar seus atores levando aos representantes legítimos da classe trabalhadora a votar em quem tem dinheiro, em quem paga, em quem tem chance de vitória; na ilusória busca de espaços na correlação de forças do poder burguês.
Quem tem um pouco de discernimento compreende que é da máxima importância de colocarmos nos parlamentos o maior número possível de representantes da luta em favor da melhoria da educação pública. Abraçar qualquer outro "líder" por motivos corporativistas sectários, principalmente os representantes da educação burguesa "lobos disfarçados de cordeiros" é ignorar ou até mesmo trair as lutas de classe que nunca devemos esquecer.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Aposentadoria Especial

Foi publicado no Diário Oficial do dia 31 de julho de 2008, página 11, a Lei 14.188, de 30 de julho de 2008, que considera as atividades de direção, coordenação e assessoramento pedagógico de unidade escolar de educação infantil, ensino fundamental e médio funções de magistério, na forma do §2º do art.67 da Lei Federal nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, acrescido pela Lei Federal nº11.301, de 10 de maio de 2006.
Mais uma luta vitoriosa que tomamos parte.

domingo, 3 de agosto de 2008

JUROS ALTOS - A PONTA DO ICEBERG

O combate ao ciclo de elevação da taxa básica de juros, a Selic, adotado pelo Banco Central (BC) e que tende a ser longo, é a tarefa mais importante para os trabalhadores nos dias atuais. Ao analisar as condições históricas, políticas e econômicas que se entrelaçam nesta questão, vemos que o Brasil vive atualmente uma situação de aberto confronto entre a elite e o povo — com fortes repercussões no mundo do trabalho.